(Foto: Reprodução)
Nesta terça-feira (11), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a suspensão das atividades aéreas da Voepass. A medida, de caráter preventivo, será mantida até que a empresa corrija as irregularidades identificadas.
Segundo a Anac, a decisão foi motivada por violações das normas de segurança estabelecidas pela agência. A suspensão será vigente até que a empresa comprove a correção das não conformidades relacionadas aos seus sistemas de gestão.
Após o acidente aéreo ocorrido em agosto de 2024, em Vinhedo (SP), a Anac intensificou a fiscalização das operações da Voepass. Funcionários da agência realizaram inspeções nas bases de operação e manutenção da empresa para garantir o cumprimento das normas de segurança.
Em outubro de 2024, a Anac exigiu medidas como a redução da malha aérea, aumento do tempo de solo para manutenção, troca de administradores e execução de um plano de correção das irregularidades. No entanto, em nova auditoria realizada no final de fevereiro de 2025, foi constatada a degradação da eficiência dos sistemas de gestão da empresa e o descumprimento das exigências feitas pela agência.
A Anac orientou os passageiros afetados pelos cancelamentos de voos a procurarem a Voepass ou a agência de viagens responsável pela venda da passagem para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias.
Atualmente, a Voepass, composta pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, opera com seis aeronaves e atende 15 localidades, incluindo voos comerciais e contratos de fretamento.
A suspensão permanecerá até que a Voepass demonstre a retomada da capacidade de garantir o nível de segurança requerido pelos regulamentos vigentes.